quinta-feira, 16 de julho de 2015

Sistématica de Skip-Lot


Consiste em alterar a freqüência de lotes inspecionados, ou seja, saltar os lotes, visando a redução do volume de inspeções durante o recebimento e alocação de mais rigor à medida que o produto apresenta tendências negativas na qualidade. A identificação dos lotes sem inspeção se dará da mesma maneira dos produtos inspecionados, porém no formulário de Registro de Inspeção (RI), deverá ser informado se o produto foi inspecionado através da sistemática skip – lot ou não.

        Dá mesma forma a sistemática Skip-Lot  deve ser registrada e administrada pelo o (a) auditor (a) da qualidade, estes registros devem permanecer nas pastas dos respectivos produtos.

   Os produtos adquiridos de fornecedores externos somente podem ser tratados no Sistema Skip-Lot quando atenderem os seguintes requisitos:

a)     Fornecedor possuir um índice de qualidade de fornecimento superior ou igual à 82 pontos.

b)     Possuir o relatório de amostra inicial aprovado para o item fornecido.

c)     Possuir no mínimo certificação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001 ou homologação com aceite formal reconhecido pelo Cliente


        Se as condições a), b) e c) não forem atendidas, todos os lotes deverão ser inspecionados de acordo com o plano de controle.

        As não conformidades detectadas na produção, as quais não fazem parte do plano de controle no recebimento serão tratadas e informadas ao fornecedor, estando sujeitas a alterar o nível de skip-lot atingido para o item em questão, de acordo com a gravidade do problema detectado.
 
O sistema é composto de quatro níveis de inspeção, como descrito abaixo:

NÍVEL A:
       Todo produto ao entrar nesse sistema deve iniciar neste nível, que consiste em inspecionar 5 (cinco) lotes consecutivos conforme plano de controle do produto.

NÍVEL B:
        Os produtos que ao final do Nível A não apresentarem não conformidades, devem iniciar o Nível B com uma inspeção e o lote seguinte apenas identificado, permanecendo neste durante nível (dez lotes).


NÍVEL C:
        Os produtos que ao final do Nível B não apresentarem não conformidades devem iniciar o Nível C com uma inspeção e os três lotes posteriores devem ser apenas identificados, permanecendo neste nível durante 20 (vinte) lotes. 

 NÍVEL D:
       Os produtos que ao final do Nível C não apresentarem não conformidades, devem iniciar o Nível D com uma inspeção e os 5 (cinco) lotes posteriores devem ser apenas identificados, permanecendo neste nível enquanto não existirem ocorrências de não conformidades.
     

          Quando o material apresentar uma não conformidade em quaisquer dos níveis (A,B,C e D) o mesmo deve retornar a um nível anterior ou ao nível inicial (A)  de acordo com o demérito aplicado. Este critério é válido também quando da detecção de não conformidades durante a produção ou em campo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário