Ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo
Definição
Objetivo
Orientar de forma simples e segura as etapas de preparação e execução de atividades predeterminadas, para atingir o sucesso no aprimoramento ou implantação de um processo qualquer.
Descrição
O ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo pressupõe quatro etapas cíclicas e contínuas . A sigla P.D.C.A. vem do inglês:
- P (Plan) -> Planejar;
- D (Do) -> Executar;
- C (Check) -> Verificar/Controlar;
- A (Act) -> Agir/Aprimorar.
Planejar
Consiste em estabelecer um plano, que pode ser um cronograma , um gráfico ou um conjunto de padrões. Esta etapa subdivide-se em :
Definir metas (o que fazer)
A meta deve ser:
- Clara - entendida da mesma forma por todos;
- Exequível - algo cuja execução seja possível;
- Mensurável - algo que pode ser medido (mensurado).
Definir método (como fazer)
Além do como fazer , é necessário que se defina : quem , quando , onde, quanto e por que vai fazer.
Essas perguntas são conhecidas como o método 5W d 1H que vêm do inglês: Who? (quem?); when?(quando?); where?(onde?); what?(quanto?); why?(por que?) e how?(como?).
Executar
Executar tarefas exatamente como prevista na fase anterior (planejamento) e coleta de dados para verificação do processo.
Nesta etapa é essencial treinamento no trabalho decorrente do plano e a coleta de dados resultantes da execução.
Verifcar/Controlar
Comparar dados coletados na fase anterior (execução) com os resultados obtidos a partir da meta planejada.
Agir/Aprimorar
Nesta etapa o responsável pelo processo deve cuidar para que haja a consolidação dos resultados , se estes estiverem conforme o planejado ou propor ações corretivas, se algum problema foi localizado durante a fase anterior (verificação/controle).
Quando os resultados obtidos estão conforme o planejado e se deseja consolidá-los , surge o ciclo S.D.C.A. (Standardize, Do , Check, Act - Padronizar , Executar, Verificar/Controlar, Agir/Aprimorar).
A constante interação do ciclo P.D.C.A. com o ciclo S.D.C.A. possibilita a chamada melhoria contínua (Kaizen).
Aplicar os dois ciclos ou não aplicá-los determina os dois tipos básicos de empresas: As empresas que não aplicam o ciclo P.D.C.A. apresentam um comportamento caracterizado popularmente como serrote.
Neste caso as melhorias obtidas são perdidas com o tempo devido a não incorporação das mesmas ao sistema.
As empresas que aplicam o ciclo P.D.C.A. e posteriormente o ciclo S.D.C.A. têm um comportamento caracterizado como escada.
Como todo processo tem um caráter dinâmico, ou seja , está constantemente sendo readaptado pelas novas exigências dos clientes , o ciclo P.D.C.A. também deve ter esse dinamismo e , para tanto , deve ser reavaliado frequentemente.
Nessas empresas os resultados das melhorias são mantidos e o ciclo recomeça de um novo patamar , aperfeiçoando cada vez mais a qualidade . O conhecimento adquirido será sempre somado.
Gostei da maéria e as explicações.
ResponderExcluirgostei do discurso e as informações nela contida, com certeza servira de grande valia na hora de planejar qualquer coisa
ResponderExcluirExcelente material e de fácil entendimento.
ResponderExcluirExcelente material e de fácil entendimento. Muito bem explicado!
ResponderExcluir