terça-feira, 24 de março de 2015

Conceito RPS (Reference Points System - Sistema de Pontos de Referência)



O Conceito RPS , descrito na Norma VW 010 55 , tem por finalidade garantir que as referências dimensionais sejam idênticas em todas as fases do processo de desenvolvimento do produto e montagem. Através da restrição dos 6 graus de liberdade , que são as possibilidades de movimento de um corpo no espaço (3,2,1) , tanto para o dimensionamento , quanto para a fabricação e controle de peças unitárias e conjuntos, melhorando assim a qualidade de nossos produtos.

Esse sistema é baseado no Sistema de Coordenadas Globais do veículo , descrito na Norma VW 010 52 , cuja origem está localizada no centro do eixo dianteiro , definindo a posição de todos os pontos de todas as peças e componentes do veículo.

Os Pontos de Referência RPS , são definidos por equipes de Engenharia Simultânea (SET - Simultaneous Enginnering Team) , compostos por representantes das áreas envolvidas com a qualidade do produto (Engenharia do Produto, Engenharia de Manufatura , Qualidade Assegurada , Manufatura e sub-fornecedores ).

A identificação dos pontos segue um padrão de denominação e representação no desenho , que permite que suas funções sejam identificadas facilmente para determinada peça:

- Identificação do Ponto de Apoio :

Indica qual o tipo de ponto de apoio do RPS como um apoio principal ou secundário , e quais os sentidos de fixação que ele assegura para a peça.

- Tipos de Apoio Principal:

São Representados com letras maiúsculas e , normalmente , suas tolerâncias de posição são iguais a 0 (zero), o que quer dizer que são pontos de partida para o posicionamento espacial da peça:

H- Furo (hole);
F - Superfície (face);
T - Ponto Teórico.

- Tipos de Apoio Secundário:

São representados com letras minúsculas, e suas tolerâncias de posição apresentam valores próximos de 0 (zero) , aproximadamente 0,2 mm. São aplicados em peças de grandes dimensões, e/ou que apresentam regiões flexíveis.

h - Furo (hole)
f  - Superfície (face)
t -  Ponto Teórico

Nenhum comentário :

Postar um comentário