Processo : Gestão da Qualidade
1- A organização estabeleceu e mantém um manual da qualidade que inclui objetivo, procedimentos e uma descrição da interação entre os processos ?
O que procurar : Manual da qualidade
2- A organização controla os documentos requeridos pelo sistema de gestão da qualidade ?
O que procurar : Lista mestra de controle de documentos
3- A organização planejou um cronograma de auditoria com frequência e métodos para assegurar a imparcialidade do processo de auditoria na seleção dos auditores ?
O que procurar : Cronograma de auditorias
4- A organização realiza auditorias internas em intervalos planejados para determinar se o sistema de gestão da qualidade está em conformidade com os requisitos da norma ?
O que procurar : Registros da auditorias realizadas
5- A organização definiu um processo de melhoria contínua ?
O que procurar : Procedimento específico
6- A organização possuem situações ou projetos de melhoria contínua para garantir a eficácia de seu sistema de qualidade
O que procurar : Resultados de análise crítica pela Direção , Exemplos
7- A organização garante controle sobre processos externos que afetam a conformidade do produto em relação ao requisitos ?
O que procurar : Procedimento específico
8- A organização aplica a ações corretiva para eliminar a causa da não conformidade a fim de prevenir sua ocorrência ?
O que procurar : Exemplos
9- A organização determina ações preventivas para eliminar as causas de não conformidade potenciais ?
O que procurar : Exemplos
10- A organização possuem registros de atividades de calibração de todos os dispositivos , equipamentos de medição e ensaios ?
O que procurar : Registros dos equipamentos de medição , Especificações de equipamentos de medição
11- A organização assegura que o produto que não está conforme com os requisitos é controlado para prevenir seu uso ou entrega não intencional ?
O que procurar : Monitoramento de um ou mais casos de não conformidade e verificar sua identificação visual e área de segregação
12- A organização tem um procedimento documentado para definir os controles e responsabilidades relacionadas para tratar produtos não conforme ?
O que procurar : Procedimento específico
Processo : Engenharia de Desenvolvimento / Processo
1- A organização assegura que todas especificações do produto estão completas e claramente definidas e acordadas com o cliente ?
O que procurar : Desenhos liberados , informações e acordos sobre desvios , pendências de desenvolvimento de produto
2- A organização assegura que todas especificações ou requisitos adicionais do cliente estão sobre controle ?
O que procurar : transporte , embalagem , identificação
3- O Fluxograma do processo estão definidos e validados pelo pessoal responsável ?
O que procurar : Fluxo de processo
4- A organização assegura que os requisitos do cliente são atendidos em seu processo de manufatura através de que dados ?
O que procurar : Desenhos e especificações de processos Fmeas de processo , instrução de trabalho , planos de verificação de produto/processo
5- A organização possuem em seu processo de manufatura critérios de aceitação , dados de confiabilidade e medição ?
O que procurar : Plano de controle
6- A organização assegura a confidencialidade de produtos contratados com o cliente , projetos em desenvolvimento e informações relativas ao produto ?
O que procurar : Segurança ao acesso de informações , segurança para o desenvolvimento do produto
7- A organização segue algum procedimento de aprovação do produto e do processo ?
O que procurar : Registro da fases do APQP
8- A organização possuem instruções de embalagens e de manuseio adaptadas e disponíveis ?
O que procurar : Plano de embalagens
9- A organização estabelece um sistema de gestão para controle modificações , reparo e das atividades internas e externas de suas ferramentas ?
O que procurar : Processo de gestão de ferramental
10- A performance das análises de capabilidade estão de acordo com os objetivos , se não existe plano de ação especifico ?
O que procurar : Ensaios de Cpk
Processo : Produção / Manufatura
1- A organização identifica o produto por meios adequados ao longo da realização do produto ?
O que procurar : Identificação adequada do produto , rastreabilidade do produto
2- A organização avalia a capabilidade do processo regularmente para todas características funcionais e de segurança do produto ?
O que procurar : Estudo de capabilidade
3- A organização verifica a preparação para o trabalho (set-up) sempre que são realizados inícios de produção , troca de turno , troca de material ou troca de ferramenta ?
O que procurar : Registro e aprovação de set-up
4- A organização disponibiliza todas especificações de produto/serviço antes do início do processo de produção ?
O que procurar : Instruções de trabalho , plano de controle , especificação de embalagem
5- A organização possuem instruções apropriadas , plano de controle e sistema de acompanhamento para fabricação de protótipos e pré-series ?
O que procurar : Instruções para protótipos e pré-series
6- A organização assegura que as instruções de manufatura são conhecidas pelo pessoal apropriado para assegurar a qualidade do produto e prevenir falhas ?
O que procurar : Exemplos
7- Os registros dos resultados de inspeção previstos são analisados e comentados com ações apropriadas quando fora de controle ?
O que procurar : Registro de inspeção , diário de bordo
8- Para produtos que possuem " itens de aparência " a organização proporciona recursos apropriados para inspeção ?
O que procurar : Iluminação adequada , padrões de cores , avaliação da qualificação do pessoal
9- O plano de controle esta atualizado com o último FMEA e adequado para garantir a conformidade do produto ?
O que procurar : Plano de controle , Fmea
10- A organização monitora o desempenho dos processos de manufatura para assegurar conformidade aos requisitos do cliente ?
O que procurar : Indicador de desempenho
11- A organização possuem instruções para retrabalho ? Elas incluem requisitos de reinspeção e são utilizadas apropriadamente ?
O que procurar : Instruções de retrabalho
12- A organização assegura que o produto não conforme com os requisitos do produto é identificado e controlado para prevenir seu uso ou entrega não intencional ?
O que procurar : Identificação de produtos não conformes , segregação de produtos não conforme
13- A organização utiliza um método estruturado para análise e solução de problemas com envolvimento de equipes multidisciplinares a fim de solucionar problemas e evitar sua reincidência ?
O que procurar : Exemplos
Processo : Manutenção
1- A organização preparou planos de contingências para satisfazer os requisitos dos clientes na eventualidade de uma emergência , tais como interrupções de energia elétrica e água , equipamentos chave e devoluções de campo ?
O que procurar : Plano de contingência, identificação dos equipamentos chaves
2- A organização identifica os equipamentos dos processos e proporciona recursos para a manutenção das máquinas/equipamentos e desenvolve um planejamento de manutenção preventiva?
O que procurar : Cronograma de manutenção preventiva , registro de manutenção preventiva
3- O sistema de manutenção preventiva da organização inclui as atividades planejadas de manutenção , a documentação , a avaliação e melhoria dos objetivos de manutenção ?
O que procurar : Exemplos de manutenção preventiva, registros de manutenção , lista de equipamentos-chaves
4- Os equipamentos e ferramental de manufatura, inspeção e ensaio de propriedade do cliente estão permanentemente marcados de maneira que a propriedade de cada item esteja visível e possa ser determinada ?
O que procurar : Identificação permanente da propriedade nos equipamentos e ferramental
Processo: Aquisição / Fornecedores
1- A organização assegura que o produto adquirido atende aos requisitos especificados de aquisição ?
O que procurar : Auditoria de processo em fornecedores , evidências de inspeção de recebimento
2- A organização avalia e seleciona os fornecedores baseados na sua habilidade de fornecer produto de acordo com os requisitos da organização ?
O que procurar : Manual de fornecedores
3- A organização estabeleceu critérios para avaliação e reavaliação de seus fornecedores ?
O que procurar : Sistema de avaliação do desempenho
4- A organização mantém registros dos resultados da avaliação de fornecedor e de quaisquer ações necessárias decorrentes de avaliação de fornecedores ?
O que procurar : Registros de fornecedores aprovados , resultados de auditorias realizadas pela organização
5- Os produtos adquiridos ou materiais usados nos produtos da organização satisfazem os requisitos regulamentares aplicáveis ?
O que procurar : Certificados e licenças de cumprimento , resultados de auditorias governamentais ou ambientais
6- Os fornecedores da organização estão certificados por uma entidade de terceira parte como requisito da norma ISO/TS 16949:2002 ?
O que procurar : Cópias dos certificados dos fornecedores
7- As informações de aquisição da organização descrevem o produto a ser adquirido , quanto à requisitos de procedimentos , equipamentos e qualificação pessoal ?
O que procurar : Contratos comerciais , pedido de compra / liberação de compra
8- A organização promove a melhoria contínua de seus fornecedores por meio de análise criticas feita pela organização e pelo próprio fornecedor ?
O que procurar : Evidência de melhoria contínua de fornecedores
9- A organização obtém concessão ou permissão de desvio do cliente antes de um processamento adicional e mantém registro do mesmo ?
O que procurar : Registro de concessão e desvio
10- A organização comunica o cliente quando ocorre solicitação de concessão de produtos do fornecedor?
O que procurar : Registros da comunicação feita com o cliente
Processo : Logística
1- A organização monitora o desempenho do fornecedor por meio de cronograma de entrega (incluindo os incidentes envolvendo fretes especiais) ?
O que procurar : Ações corretivas do subcontratado , registro de desempenho do subcontratado
2- A organização toma cuidado com a propriedade do cliente enquanto está sob o controle da organização ou sendo usado pela organização ?
O que procurar : Procedimento da propriedade do cliente
3- A organização identifica , verifica , protege e salva guarda a propriedade do cliente para uso ou incorporação no produto ?
O que procurar : Ambiente do armazenamento , identificação do produto
4- A organização relata ao cliente e mantém registros da propriedade do cliente que é perdida , danificada ou se encontra inadequada para uso ?
O que procurar : O que aconteceu com a embalagem retornável de propriedade do cliente , como foi feita as sua responsabilização , relatórios de danos do produto do cliente
5- A organização avalia as condições do produto em estoque em intervalos planejados apropriados para detectar deterioração ?
O que procurar : Avaliação estoque , registros de inspeção , especificações de armazenamentos do produto
6- A organização usa um sistema de gestão de inventário para otimizar o giro do inventário e assegura o giro do estoque ?
O que procurar : Controle de produtos obsoletos , evidência de PEPS , sistema de gestão de inventário
7- A organização controla produtos obsoletos de maneira semelhante ao controle de produtos não conformes ?
O que procurar : Produtos obsoletos armazenados em área especifica
Processo : Recursos Humanos
1- A organização determina a competência necessária para o pessoal que executa trabalho que afeta a qualidade do produto ?
O que procurar : Descrição de função , qualificação do pessoal , registros dos treinamentos e escolaridade
2- A organização fornece treinamento ou toma outras ações que satisfaçam as necessidades de competência ?
O que procurar : Descrição de função , qualificação de pessoal , registro dos treinamentos e escolaridade , cronograma de treinamento
3- A organização avalia a eficácia das ações tomadas ?
O que procurar : Registro dos treinamentos e escolaridade
4- A organização assegura que seu pessoal está consciente quanto à pertinência e importância de suas atividades e de como estas contribuem para atingir os objetivos da qualidade ?
O que procurar : Descrição de função , qualificação de pessoal , registro dos treinamentos e escolaridade
5- A organização mantém registros apropriados da formação , treinamento , habilidade e experiência ?
O que procurar : Descrição de função , qualificação de pessoal , registros dos treinamentos e escolaridade
6- O pessoal que executa tarefas com atribuições específicas , qualificado em base de educação , treinamento , habilidade e experiência , como requirido ?
O que procurar : Registros de treinamentos complementares ao tipo de tarefa designada ao pessoal , entrevista com o pessoal
7- A organização providencia treinamento no local de trabalho para pessoal em qualquer trabalho novo ou modificação que afeta a qualidade do produto incluindo pessoal contratado ou terceirizado ?
O que procurar : Registros de treinamento do pessoal em novas atribuições , registro de treinamento para pessoal contratado
8- Está o pessoal que afeta a qualidade do produto , informado sobre as consequências para o cliente das não conformidades aos requisitos da qualidade ?
O que procurar : Conteúdos dos treinamentos
9- A organização possui um processo para motivação dos empregados para alcançar os objetivos da qualidade , para realizar melhoria contínua e , criar um ambiente propício à promoção de inovações
O que procurar : Sistemas de incentivos utilizados
10- Os auditores internos da organização são qualificados para auditar os requisitos da ISO/TS 16949:2002 ?
O que procurar : Conforme aos requisitos do procedimento de auditoria interna
Processo: Diretoria / Infra-Estrutura
1- A alta direção possui evidências do compromisso do desenvolvimento e implementação do seu sistema de gestão de qualidade ?
O que procurar : Política da qualidade divulgada
2- A alta direção da organização tem evidência para demonstrar seu comprometimento para melhorar continuamente a eficácia de seu sistema de gestão da qualidade ?
O que procurar : Minutas de reuniões de análises crítica , plano de ações , plano de negócios , dados de entrada da análise crítica
3- A alta direção da organização monitora os processos da organização para assegurar sua eficácia e eficiência ?
O que procurar : Indicadores de processo , relatório do processo
4- A alta direção assegura que a Política da Qualidade é apropriada aos propósitos da organização ?
O que procurar : Aprovação da Política da Qualidade , registro da análise da Política da Qualidade
5- A organização tem os indicadores da qualidade mensuráveis aos objetivos do Plano de Negócios ?
O que procurar : Objetivos Planos de Negócios , Metas Indicadores da Qualidade , Registro da análise crítica
6- A alta direção da organização mantém a integridade do sistema de gestão da qualidade quando se planeja e implementa alterações ?
O que procurar : Resultado das auditorias internas
7- A alta direção da organização assegura que as responsabilidades e autoridades estão definidas e comunicadas dentro da organização ?
O que procurar : Descrição de funções , organograma geral , organograma dos setores
8- A organização monitora a satisfação do cliente por meio de avaliação contínua de desempenho dos processos de realização do produto ?
O que procurar : Avaliação da satisfação do cliente
9- A alta Direção assegura que são estabelecidos na organização os processos de comunicação apropriados ?
O que procurar : Canais de comunicação
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