sábado, 11 de abril de 2015

Metodologia Ação Corretiva - 8D x PDCA



O que é 8D ?

É um método para solução de problema em 8 passos (8 Disciplinas ) ,  os 8 passos são divididos em 4 Etapas chamadas PDCA.

P- Plan (Planejar) 
Antes de fazer vamos planejar

P0 - Constatação do problema

Para escolher o problema o grupo lista todos os potenciais de falha ou resultados da área e , através de consenso , define qual será tratado.

- Definir o problema de forma clara;

- Histórico , levantar a sequência como o problema vem ocorrendo;

- Autorização da Gerencia ,pedir autorização da gerencia para execução do projeto;

- Perdas e Ganhos , levantar perdas que o problema provoca para a empresa e para as pessoas e os possíveis ganhos do projeto.

P1 - Formação do Time

Estabelecer uma equipe com pessoas chaves para análise e solução do problema, esta equipe deve ser formado um time com representantes das áreas envolvidas como : produção , qualidade e engenharia , assim como a presença de especialistas.

P2 - Descrição da Não Conformidade

Descrever o problema através de informações claras e completas do ocorrido, incluindo a data da não conformidade , para conhecer melhor o problema , o grupo faz uma observação completa na área procurando todas as informações.

- Conhecer o problema: planejar o que será verificado na áreas de trabalho através de folhas de verificação usando perguntas , O que? , Quem? , Como? , Onde? , Quanto? , e Quando?.

- Estabelecer a meta do grupo com prazo para alcançar a meta.

- Observar o problema na área , verificar no local de trabalho envolvendo as pessoas ligadas ao problema através de coleta de dados , agrupar as informações , destacar as prioridades.

P3 - Ação de Contenção (Ação Imediata)

Ação interina tomada para que o problema não continue até a tomada das ações definitiva , interdita estoque interno do produto acabado e em processo , dando abrangência à produtos similares e comunica os processos de produção envolvidos através de reunião na célula e entrega do Alerta da Qualidade , o qual deve permanecer em cada posto onde o problema possa ter ocasionado.

P4 - Causa Raiz da Não Conformidade

Efetuar análises nos diversos fatores que poderiam causar o problema e identificar qual deles originou o problema , a causa raiz deverá ser atacada para que o mesmo seja eliminado , identificar a abrangência da não conformidade e sendo seguido o Masp , utilizando as técnicas (5 porquês , brainstorming, ishikawa e pareto ) .

D- Do (Fazer)
Fazer conforme o planejado

D5 - Comprovação da Eficácia das Ações Corretivas

Desenvolver e descrever as ações corretiva que para eliminar a causa raiz do problema . Definir as datas e responsáveis por esta ação , a ação corretiva deve ser realizada baseada em uma análise mais abrangente do problema e de suas causas com foco no sistema , para avaliar , quando aplicável , ações que podem ser desenvolvidas para melhor fortalecer o processo de forma a evitar a re-ocorrência do problema.Este elemento busca estabelecer modificações em procedimentos , processos e metodologias , com posterior treinamento para todos os envolvidos , com o uso sempre que possível , de dispositivos a prova de erro (Poka Yoke) , para impedir que a causa raiz ocorra novamente .

C- Check (Verificar)
Conferir tudo o que foi feito

C6 - Verificação da Eficácia da Ação

Descrever como foi verificadas a implementação e eficácia da ação corretiva de forma a garantir que o problema não ocorrerá novamente . Nesta analise deve-se levar em consideração o impacto da ação no sistema , ou seja, analisar se a ação atinge todos os elementos afetados (definidos na abrangência ) , esta verificação é feita através da utilização de informações objetivas como:

- Indicadores Internos de desempenho;
- Relatório de Não Conformidade;
- Auditorias Internas;
- Analise de resultados das atividades executadas após a Ação Corretiva;
- Outros métodos definidos no próprio relatório de Ação Corretiva.

A- Act (Agir)
Corrigir o que não deu certo

A7 - Medidas Preventivas contra Reincidência

Uma vez comprovado o bloqueio da causa o grupo elabora e implanta as práticas operacionais para evitar que o problema volte a se repetir.

A8 - Apresentação dos Resultados

Para finalizar o projeto o grupo avalia sua atuação dentro da metodologia .

- Ação sobre os efeitos colaterais , caso o grupo tenha detectado efeitos colaterais , atua para sua eliminação em um novo projeto.

- Reflexão sobre o projeto , o grupo verifica em que pode melhorar para o próximo projeto.

- Relatório final , o grupo conclui e divulga o relatório

Conforme definição da Ação Corretiva analisar se necessário revisar documentos: planos de trabalho , desenhos , procedimentos e outros , anotar o código do documento e número da revisão , para os Fmea´s devem ser realizar alterações necessárias.







Um comentário :

  1. Gostei das explicações. Trabalho em Gestão da Qualidade e um dos maiores óbices de avançarmos em nossos trabalhos é a falta de conhecimento dos envolvidos com as ferramentas de gestão. Principalmente, entender o ciclo PDCA.
    Nossas ações corretivas acabam se tornando ineficazes em sua grande maioria.
    Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir