Kaizen = Contínuo aperfeiçoamento
- Kai = Mudança
- Zen = Bom (para o melhor)
Kaizen é uma forma de aperfeiçoar sempre todos os aspectos do trabalho....
Isto é fazer mudanças....
Mudança de pensamento faz seu comportamento mudar
Mudança de comportamento faz seus hábitos mudarem.
Mudança de hábitos faz sua personalidade mudar
A mudança de personalidade faz seu destino mudar
Kaizen é mudança contínua.
Kaizen é um processo sem fim.
O que é melhoria contínua ?
Melhoria contínua é um esforço sistemático e contínuo, onde todos, na organização, contribuem para o ganho , a qualidade e o prazo de entrega melhorados.
Envolve esforço contínuo e infindável para eliminar qualquer tipo de perda e sempre focalizar a melhoria da satisfação do cliente.
A satisfação de nossos clientes é o principal objetivo
Kaizen deve ser aplicado todos os dias e todas as horas por todos na empresa, visando melhorar a confiabilidade nos produtos.
Qualidade Total e o Kaizen
Quando atingir um nível de qualidade de 95% , lute por 98%
Quando atingir este nível , lute por 99%
Depois por 99,8%
Não existe fim... Contínuo aperfeiçoamento
Fases e um programa Kaizen
- Conscientização dos colaboradores
- Apresentar claramente os Objetivos do Programa
- Identificação da Área Piloto
- Motivar e criar Ambiente Propício
- Relembrar os Conceitos do JIT
- Relembrar os Conceitos de Qualidade Total
- Mostrar como encontrar as Melhorias
- Mostrar como encontrar os Problemas
- Mostrar onde encontrar os Problemas
- Como criar e desenvolver uma idéia
- Apresentar os Ganhos para quem Participa
- Estabelecer Metas e Padrões de Desempenho
- Divulgar as Atividades do Programa
- Treinar e Retreinar as Habilidades dos Colaboradores
- Estabelecer Sistemática de Reconhecimento
- Gerenciar os Resultados do Programa
Preparação de um Clima para Motivação
Todos os profissionais devem receber durante a sua vida profissional um contínuo e permanente treinamento dentro de sua área de atuação , como também de disciplinas comportamentais. É necessário ter alguém para chacoalhar , para dar pressão , de forma ordenada buscando dirigir a equipe para objetivos comuns e definidos , proporcionando condições de ampliar o interesse e participação ao programa.
Quem é a Pessoa que mais põe pressão em você ?
A qualidade no ambiente de trabalho é fundamental e deve ser uma das primeiras busca de aperfeiçoamento para dar maior satisfação ao colaborador.
O Envolvimento do Kaizen com a filosofia JIT
A pontualidade de compromisso deve ser ponto de honra da Empresa
Quem pertence a uma equipe deve estar consciente de que o sucesso ou fracasso depende de todos.
O JIT busca obter a eliminação total dos desperdícios produtivos e estes são alcançados através de Melhorias Contínuas e persistente observação nas etapas dos processos.
O JiT proporciona uma das formas mais eficientes para aumentar a motivação a criatividade e a satisfação de um colaborador no trabalho que é o enriquecimento da tarefa.
Ganhos do Kaizen:
- Quem pratica Kaizen se aperfeiçoa na aplicação de novas técnicas e novos métodos;
- Melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao clientes;
- Melhoria nos preços e condições de pagamento;
- Melhoria nos prazos de entrega;
- Aumento da participação no mercado;
- Aumento do volume de vendas;
- Aumento do volume e produção;
- Menor índice de reclamações e devoluções;
- Redução no índice de acidentes industriais;
- Aumento da conscientização sobre a qualidade e os problemas;
- Melhoria das reclamações humanas da equipe;
- Aperfeiçoamento da habilidade e desenvolvimento de talentos;
- Ampliação da confiança nos colaboradores.
A reengenharia e o Kaizen
Reengenharia significa encontrar uma forma inteligente de administrar : cortar somente as ineficiências , aquilo que realmente desperdiça tempo.
Reengenharia e começar de novo sem nenhum compromisso com o passado.
Já o Kaizen se propõe a melhorar através de pequenas e constantes melhorias que aperfeiçoam o processo produtivo sem grandes choques e conflitos culturais.
Então antes de partir as grandes e drásticas mudanças faça o Kaizen.
A comunicação passar a ter papel fundamental , pois com as empresas adotando um mix de ambos os processos , ocorre inúmeras vezes de termos momentaneamente uma lacuna entre os níveis hierárquicos.
Nenhum comentário :
Postar um comentário