segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Auditoria de Produto - 8.2.2.3



O que diz a Norma ISO/TS 16949:2009 ?

A organização deve auditar os produtos em etapas apropriadas da produção e entrega para verificar a conformidade com todos os requisitos especificados , tais como as dimensões, funcionalidade, embalagem e etiquetagem do produto, com uma frequência definida.

Planejamento

 Primeiramente verificar com logística todos os itens ou produtos que estão ativos em produção.

- Efetuar detalhadamente um cronograma de Auditoria de produto  , contendo código da peça , código do cliente , descrição da peça , mês , semanas , e legenda com a disposição das inspeção , exemplo: cor azul para planejado , cor verde para executado e cor amarelo para reprogramado.

Execução

Nas auditorias de produto devem contemplar:

- Medição das dimensões do produto , conforme plano de controle , mostradas nos registros do projeto e especificação.


- Verificação da conformidade ao critério de embalagem.


- Caso sejam detectados desvios , os resultados são devidamente encaminhados à qualidade assegurada para conhecimento e abertura das ações corretivas aplicáveis.


Nota: É assegurado que os produtos sejam auditados em estágios apropriados da produção e entrega em uma frequência definida , para verificar a conformidade com todos os requisitos especificados tais como dimensões do produto , funcionalidade , embalagem e etiquetagem .


Qualificação da execução da Auditoria de Produto

No item 8.2.2.5 Qualificação dos auditores internos  diz :

A organização deve ter auditores internos que estejam qualificados para auditar os requisitos desta especificação técnica (ver 6.2.2.2).

No item 6.2.2.2 Treinamento diz:

A organização deve estabelecer e manter procedimento documentados para a identificação das necessidades de treinamento e para obter a competência necessária para todo o pessoal que realiza atividades que afetam a conformidade aos requisitos do produto . O pessoal que executa tarefas específica designadas deve ser qualificado, conforme a necessidade, com atenção particular à satisfação dos requisitos do cliente.

Nota 1  - Isto se aplica a todos os funcionários em todos os níveis da organização que afetem a qualidade.

Nota 2   -  Um exemplo dos requisitos específicos do cliente é a aplicação de uma base de dados matematicamente digitalizados.

Dica : Durante o planejamento do cronograma dar prioridade aos produtos que estão tendo reclamações dos clientes e produtos com cotas críticas , em uma eventual auditoria é certeza que o auditor vai pedir evidências dessas auditorias.


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