quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Lean Thinking - Mentalidade Enxuta


Definições e Conceitos

O Lean Thinking é enxuto porque é uma forma de fazer cada vez mais com cada vez menos - menos esforço humano , menos equipamento , menos tempo e menos espaço - e ao mesmo tempo , aproximar-se cada vez mais de oferecer aos clientes exatamente o que eles desejam , no momento em que desejam e na quantidade que precisam.

A definição mais adequada para se saber se a empresa é uma organização enxuta é olhar para ela e identificar se a o anseio contínuo pela busca em oferecer verdadeiramente aos clientes o que eles desejam , agregando valor aquilo que ele cliente percebe e atribui.

Entende que existem cinco princípios gerais da Mentalidade Enxuta que são :

- Pesquisar o valor por produto específico;
- Identificar a cadeia de valor;
- Fluir o valor sem interrupções;
- Deixar que o cliente puxe valor do produtor;
- Buscar a perfeição.

Valor

O ponto de inicial da Mentalidade Enxuta , consiste em definir o que é Valor. Não é a empresa e sim o cliente que define o que é valor.

Desta forma , concluem que o pensamento enxuto necessariamente deve começar com uma tentativa consciente de definir o valor preciso em termos de produtos.

Cadeia de Valor

É o conjunto que engloba as ações específicas necessárias para se levar um produto específico a passar pelas três tarefas gerenciais crítica em qualquer negócio :

- A tarefa da solução de problemas - inicia-se na concepção finalizando no lançamento do produto;
- A tarefa de gerenciamento da informação - iniciando no recebimento do pedido até a entrega , seguindo um detalhado cronograma;
- E a tarefa de transformação física - que se inicia na matéria prima a produção de cada produto e analisa os processos que efetivamente agregam valor , culminando no produto final até o cliente.

Deve-se , buscar na cadeia a localização de valor para tudo aquilo que não agregam valor , porém são importantes para a manutenção dos processos e da qualidade e , só então , os que não agregam valor e que devam se excluídos do processo sem demora .

As organizações precisam corrigir essa miopia e procurar enxergar o processo como um todo , da fase de criação até a a do pós-venda do produto.



Nenhum comentário :

Postar um comentário