CAMPO DE APLICAÇÃO
Aplica-se
primeiramente ao Processo de Manufatura estendendo-se secundariamente às áreas
de suporte a ela inter-relacionadas (Almoxarifado/ Estoque, Recebimento,
Expedição e Manutenção)
Cabe a Engenharia de Processos e
Melhoria Contínua junto com aos Coordenadores e Líderes da Manufatura, a
responsabilidade pela coordenação das atividades do HOUSEKEEPING, sob devido
suporte da Gerencia Industrial.
DEFINIÇÕES
HOUSEKEEPING: Metodologia e
conscientização para arrumação, limpeza e organização do ambiente de trabalho
de forma a melhora-lo continuamente
IMPLEMENTAÇÃO
E GESTÃO DO CONCEITO HOUSEKEEPING
Periodicidade e Responsáveis pelo cumprimento da sistemática de Auditorias
As auditorias de
Housekeeping são realizadas e coordenadas pela Engenharia de Processos e
Melhoria Contínua, ocorrendo sob periodicidade semanal na Manufatura e mensal
nos demais processos de suporte diretos relacionados (Recebimento, Expedição,
Logística, Almoxarifado e Expedição)
O planejamento para execução das auditorias
é
formalizado através dos seguintes formulários:
Cronograma Trimestral de Auditorias de
Housekeeping na Manufatura
Cronograma Semestral de Auditorias de
Housekeeping – Áreas de Suporte
Responsabilidades pelo Treinamento de Housekepping
Os treinamentos necessários para o
programa deverão ser coordenados pelo Setor de Recursos Humanos com suporte da
Eng. Processos e Melhoria Contínua conforme sistemática habitual definida no “Treinamento, Gestão e Desenvolvimento de
Competências”
Critérios de Pontuação das Auditorias de Housekeeping
A pontuação máxima de cada
auditoria é de 120 pontos (100% aprovação) (10 =pontuação máxima permitida para
cada questão) X 12 (total de questões). A nota final de cada auditoria
dependerá entre outros requisitos, das condições de limpeza e organização de
cada processo, conforme critério
abaixo a pontuação inicial poderá sofrer decréscimos mediante evidencias e constatações
das auditorias
- “Carinha Verde”: 10 pontos por questão
- “Carinha Azul”: 08 pontos por questão
- “Carinha Vermelha”: 05 pontos por questão
Os auditores emitem resultado no próprio “Check List Auditoria de Housekeeping”
para posterior tabulação e apontamento de desempenho
O resultado mínimo satisfatório
sobre auditoria individual bem como média de fechamento mensal sobre o Indicador
de Housekeeping encontra-se devidamente definida através do “Desdobramento
Estratégico, Interação de Objetivos e Metas por Processos”
Gestão
dos Relatórios de Auditoria e Manutenção
dos Registros Aplicáveis
Relatórios
Semanais na Manufatura
A formalização dos relatórios semanais
sobre as células operacionais são formalizadas mediante verificação in loco
pela Eng. Processos e Melhoria Contínua (um relatório para cada célula, a
digitalização dos dados é coordenada pela mesma- Eng. Processos e Melhoria Contínua)
(Periodicidade
de uma auditoria por semana, totalizando quatro células auditadas no mês)
Relatórios Mensais das auditorias nas Áreas de
Suporte
A formalização dos relatórios
mensais sobre as auditorias nas áreas de suporte,são formalizados mediante
verificação in loco pela Eng. Processos e Melhoria Contínua (um relatório para
cada área de suporte, a digitalização dos dados é coordenada pela mesma – Eng. Processos e Melhoria Contínua)
Para
melhor detalhamento quanto à sistemática de retenção de registros, verificar o “Controle de Registros”
Constatações
de Não Conformidades e Formalização de
Ações Corretivas
Mensalmente, a Engenharia de
Processos e Melhoria Contínua deverão convocar uma reunião junto aos gestores
da Manufatura e área de suporte aplicáveis para formalização e condução das
ações corretivas em devida tratativa ao resultado das auditorias efetuadas.
A formalização deve ocorrer
através do “Plano de Ação Modelo Padrão’’ (um único plano
mensal estratificado com as tratativas para cada célula), sendo efetuado o
devido follow up mediante análise de resultados e tratativa do mês subsequente.
A responsabilidade pelo
acompanhamento das ações e sua respectiva eficácia cabe à Engenharia de
Processos e Melhoria Contínua, sendo que cabe a Manufatura e áreas de suporte
afetadas a devida operacionalização das ações requeridas.
Mediante formalização dos relatórios mensais
para cada célula, a Eng. Processos/ Melhoria Contínua procede com a tabulação
dos dados formalizando o respectivo
resultado através do “Índice de
Eficácia do Housekeeping” posteriormente
uma cópia deste gráfico de apontamento deverá ser encaminhada para o Sistema de
Gestão da Qualidade (RD) e Gerencia da Manufatura para efeito de devido conhecimento quanto ao
desempenho do Processo relacionado.
As referidas tabulações para
Manufatura e áreas de suporte devem ocorrer separadamente, a fim de não haver
indevida interferência de resultados para ambos)
Adicionalmente, a Eng. Processos-
Melhoria Contínua deverá efetuar um pareto comparativo de desempenho por
células da Manufatura e processos de suporte (também um para cada
aplicabilidade - células da Manufatura/ as áreas de suporte) a fim de possibilitar uma
melhor gestão visual.
Os
resultados quanto ao alcance da meta do Indicador são analisados mensalmente pelo
Processo de Melhoria Contínua aplicando-se
a metodologia PDCA (registros são devidamente mantidos conforme formulários
aplicáveis:
Reunião de Análise Crítica dos Indicadores de Desempenho Plano de Ação- Modelo Padrão (utilizado
quando do não atendimento da meta)
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