quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sistemática para implementação do HOUSEKEEPING


CAMPO DE APLICAÇÃO

  Aplica-se primeiramente ao Processo de Manufatura estendendo-se secundariamente às áreas de suporte a ela inter-relacionadas (Almoxarifado/ Estoque, Recebimento, Expedição e Manutenção)

  Cabe a Engenharia de Processos e Melhoria Contínua junto com aos Coordenadores e Líderes da Manufatura, a responsabilidade pela coordenação das atividades do HOUSEKEEPING, sob devido suporte da Gerencia Industrial.

  
 DEFINIÇÕES

 HOUSEKEEPING: Metodologia e conscientização para arrumação, limpeza e organização do ambiente de trabalho de forma a melhora-lo continuamente

 IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DO CONCEITO        HOUSEKEEPING

 Periodicidade e Responsáveis pelo cumprimento da    sistemática de Auditorias

   As auditorias de Housekeeping são realizadas e coordenadas pela Engenharia de Processos e Melhoria Contínua, ocorrendo sob periodicidade semanal na Manufatura e mensal nos demais processos de suporte diretos relacionados (Recebimento, Expedição, Logística, Almoxarifado e Expedição)

  O planejamento para execução das auditorias é
formalizado através dos seguintes formulários:
   
 Cronograma Trimestral de Auditorias de
Housekeeping na Manufatura
                                
Cronograma Semestral de Auditorias de
Housekeeping – Áreas de Suporte


Responsabilidades pelo Treinamento de  Housekepping

   Os treinamentos necessários para o programa deverão ser coordenados pelo Setor de Recursos Humanos com suporte da Eng. Processos e Melhoria Contínua conforme sistemática habitual definida no  “Treinamento, Gestão e Desenvolvimento de Competências”

  
 Critérios de Pontuação das Auditorias de  Housekeeping

   A pontuação máxima de cada auditoria é de 120 pontos (100% aprovação) (10 =pontuação máxima permitida para cada questão) X 12 (total de questões). A nota final de cada auditoria dependerá entre outros requisitos, das condições de limpeza e organização de cada processo, conforme critério abaixo a pontuação inicial poderá sofrer  decréscimos mediante evidencias e constatações das auditorias


- “Carinha Verde”:         10 pontos por questão
- “Carinha Azul”:            08 pontos por questão 
- “Carinha Vermelha”:  05 pontos por questão

  Os auditores emitem resultado no próprio  “Check List Auditoria de Housekeeping” para posterior tabulação e apontamento de desempenho

   O resultado mínimo satisfatório sobre auditoria individual bem como média de fechamento mensal sobre o Indicador de Housekeeping encontra-se devidamente definida através do  “Desdobramento Estratégico, Interação de Objetivos e Metas por Processos”


Gestão dos Relatórios de Auditoria e  Manutenção dos Registros Aplicáveis

Relatórios Semanais na Manufatura

  A formalização dos relatórios semanais sobre as células operacionais são formalizadas mediante verificação in loco pela Eng. Processos e Melhoria Contínua (um relatório para cada célula, a digitalização dos dados é coordenada pela mesma- Eng.  Processos e Melhoria Contínua)

   (Periodicidade de uma auditoria por semana, totalizando quatro células auditadas no mês)

 Para melhor detalhamento quanto a sistemática de retenção de registros, verificar o  “Controle de Registros”
  
  Relatórios Mensais das auditorias nas Áreas de Suporte

   A formalização dos relatórios mensais sobre as auditorias nas áreas de suporte,são formalizados mediante verificação in loco pela Eng. Processos e Melhoria Contínua (um relatório para cada área de suporte, a digitalização dos dados é coordenada pela mesma – Eng.  Processos e Melhoria Contínua)

 Para melhor detalhamento quanto à sistemática de retenção de registros, verificar o  “Controle de Registros”

 Constatações de Não Conformidades e     Formalização  de Ações Corretivas


   Mensalmente, a Engenharia de Processos e Melhoria Contínua deverão convocar uma reunião junto aos gestores da Manufatura e área de suporte aplicáveis para formalização e condução das ações corretivas em devida tratativa ao resultado das auditorias efetuadas.

  A formalização deve ocorrer através do  “Plano de Ação Modelo Padrão’’ (um único plano mensal estratificado com as tratativas para cada célula), sendo efetuado o devido follow up mediante análise de resultados e tratativa do mês subsequente.


   A responsabilidade pelo acompanhamento das ações e sua respectiva eficácia cabe à Engenharia de Processos e Melhoria Contínua, sendo que cabe a Manufatura e áreas de suporte afetadas a  devida  operacionalização das ações requeridas.

 Sistemática de Gestão sobre resultados do Indicador de HOUSEKEEPING

    Mediante formalização dos relatórios mensais para cada célula, a Eng. Processos/ Melhoria Contínua procede com a tabulação dos dados formalizando o respectivo  resultado através do “Índice de Eficácia do Housekeeping posteriormente uma cópia deste gráfico de apontamento deverá ser encaminhada para o Sistema de Gestão da Qualidade (RD) e Gerencia da Manufatura para efeito de devido conhecimento quanto ao desempenho do Processo relacionado.

  As referidas tabulações para Manufatura e áreas de suporte devem ocorrer separadamente, a fim de não haver indevida interferência de resultados para ambos)

  Adicionalmente, a Eng. Processos- Melhoria Contínua deverá efetuar um pareto comparativo de desempenho por células da Manufatura e processos de suporte (também um para cada aplicabilidade - células da Manufatura/  as áreas de suporte) a fim de possibilitar uma melhor gestão visual.

  Os resultados quanto ao alcance da meta do Indicador são analisados mensalmente pelo Processo de Melhoria Contínua  aplicando-se a metodologia PDCA (registros são devidamente mantidos conforme formulários aplicáveis:

  Reunião de Análise Crítica dos Indicadores de Desempenho Plano de Ação- Modelo Padrão (utilizado quando do não atendimento da meta)


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