quinta-feira, 7 de julho de 2016

Manual de Orientação - Auditoria de Processo - VDA 6.3




VDA - VERBAND DER AUTOMOBILINDUSTRIE  é uma norma de origem alemã que significa ASSOCIAÇÃO DOS CONTRUTORES DE AUTOMÓVEIS

Você já deve ter ouvido falar que a sobrevivência de uma empresa depende da SATISFAÇÃO DO CLIENTE . Cliente satisfeito certamente voltará a comprar e provavelmente desenvolverá novos produtos . Mas para que isso aconteça os nossos processos necessitam ter um  nível de qualidade cada vez maior.

A VDA 6.3 é uma norma direcionada para o PROCESSO DE FABRICAÇÃO e sua aplicação permite que o Processo tenha os seus níveis de qualidade aperfeiçoados . A Auditoria de Processo VDA 6.3 tem como objetivo avaliar os processos de fabricação , desde a entrada da matéria prima até a avaliação do produto feita pelo cliente.

Na avaliação de processo vamos dividir a VDA 6.3 em 3 partes que exigem o seguintes requisitos :

FORNECEDOR - 1ª PARTE-AQUISIÇÃO

Compra a matéria prima , componentes somente de fornecedores qualificados

EMPRESA - 2ª PARTE - PRODUÇÃO

A) Qualificação e Treinamento dos Colaboradores
B) Meios de Produção / Instalações
C) Transporte / Manuseio de Peças / Armazenamento
D) Análise de Defeitos/Correções/Melhoria Contínua


CLIENTE - 3ª PARTE- CLIENTE1ª PARTE: AQUISIÇÃO

Satisfação do Cliente (Interno e Externo)


1ª PARTE-AQUISIÇÃO

O que esta norma exige?

Muitos componentes, matéria prima que fazem parte de nossos produtos são comprados.  Daí a necessidade de exigirmos qualidade dos nossos fornecedores.

Em função disto a norma exige que:

- Os produtos comprados sejam fornecidos com qualidade e somente por fornecedores qualificados.
- Os fornecedores implementem, em conjunto com a Empresa, ações de melhoria a partir de problemas detectados pelo recebimento e produção.

2ª PARTE - PRODUÇÃO

Ei! Eu acho que aqui eu posso ajudar bastante!


E como pode ! Mas para você cooperar é necessário conhecer 

o que a norma exige , né ? Vamos lá !


A) QUALIFICAÇÃO E TREINAMENTOS DOS COLABORADORES

Neste mundo competitivo é extremamente importante para a empresa ter colaboradores que:
- saibam fazer a sua atividade corretamente
- queiram aprender outras atividades do setor e
- estejam comprometidos com a qualidade

E o que nós podemos fazer para atender a estas exigências da norma VDA 6.3?

- Pratique as atividades de acordo com a documentação (ex.: procedimentos, instrução de trabalho)

- Pratique autocontrole, comunicando qualquer irregularidade do produto ou processo ao seu superior


- Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado


- Fique atento aos aspectos de segurança (uso de EPI`s, condições inseguras de trabalho, etc)

- Peça informações sobre o produto que você fabrica:
(ex.: qual especificação, como manusear, como deve ser armazenado)

B) MEIOS DE PRODUÇÃO / INSTALAÇÕES

Neste ponto, a norma exige que as instalações produtivas garantam a qualidade do produto

E o que significa isto?

Significa que devemos praticar:

- Manutenções preventivas para garantir que as máquinas 

tenham ótimas condições de uso


- O controle de parâmetros de processo , como por exemplo, 

temperatura e regulagem das máquinas de solda conforme a 

instrução existente no setor


- Registrar as liberações de processo , conforme exigido na 

sua área (Registro de Inspeção , folha de liberação de

máquina / processo , diário de bordo, etc...)


- Utilizar somente meios de controle confiáveis equipamentos

de medição reprovados não devem ser utilizados em hipótese

alguma.


- Zelar pelos equipamentos de produção (ferramentas, 

máquinas, meios de controle, etc


C) TRANSPORTE / MANUSEIO DE PEÇAS / ARMAZENAMENTO


De nada adianta fabricarmos as peças com qualidade, se no momento de transportá-las e armazená-las não tivermos o cuidado e atenção necessária.

Em  função disto, é importante:

- Utilizar sempre formas de armazenamento que protejam os produtos. Não amontoe peças que possam ser danificadas.


- Evitar excesso de peças armazenadas (pallets, caçambas) entre as operações

- Enviar para a produção as peças mais antigas. É importante que as primeiras peças que entram no processo, sejam as primeiras a serem manufaturadas e enviadas para a próxima operação

- Manter a identificação adequada das peças, evitando:
>Misturá-las durante as diferentes etapas do processo
>Utilizar peças que estavam destinadas para refugo, retrabalho, análise, etc...

- Manter as caçambas e acondicionadores (caixas, pallets, etc...) limpos.

Lugar de lixo é na lixeira !!!


D) ANÁLISE DE DEFEITOS / CORREÇÕES / MELHORIA CONTÍNUA

Isso me lembra um dos princípios da nossa Política da Qualidade "MELHORIA CONTÍNUA"

Exatamente! E lembre-se: nada é tão bom que não possa ser melhorado. Portanto:

- Participe dos programas de melhoria.

- Acompanhe os Indicadores de Qualidade do seu setor (Quantidade de reclamação de cliente, refugo, etc...)

- Fale sobre as suas idéias que poderão contribuir para a melhoria destes indicadores e do seu local de trabalho.
E no caso de aparecimento de defeitos:

- Comunique imediatamente ao seu líder ou supervisor (conforme descrito nos Planos de Reação do setor)

3ª   PARTE - QUALIDADE PERANTE O CLIENTE

Sabemos que temos que satisfazer os nossos clientes. Mas 

muitas vezes esquecemos que a satisfação dos nossos clientes 

externos, aqueles que compram os nossos produtos, depende

da satisfação dos clientes internos.

Temos que enxergar o processo como uma cadeia fornecedor 

/ cliente, por exemplo, se você está recebendo uma peça do 

setor estamparia, você é o cliente e quando terminar sua 

operação e enviar para a próxima, você é o fornecedor. Se 

fizermos isso entenderemos que:

CLIENTE INTERNO SATISFEITO SIGNIFICA CLIENTE EXTERNO SATISFEITO

 Eu acho que entendi! Quer dizer que se eu fizer a minha atividade corretamente, o meu cliente interno que é o processo seguinte, terá maior facilidade para fazer a sua operação. E isso vai torná-lo muito satisfeito certo!

Porém, a satisfação do cliente não depende somente disto. Temos também que:

- Entregar os produtos na quantidade e prazo solicitado pelo cliente
- Dar um rápido atendimento ao cliente, caso algum problema seja detectado
- Trabalhar em parceria com o cliente na solução de problemas

 O que esta norma solicita está totalmente relacionada 

 ao processo de fabricação


Exatamente. E é por isso que podemos afirmar que quando uma fábrica tiver os itens da norma VDA 6.3 implementados, com certeza terá seus processos de fabricação com altos níveis de qualidade.

Um dia passou no setor onde eu trabalho um pessoal fazendo uma porção de perguntas sobre o nosso processo

Essas pessoas são os auditores da VDA 6.3. Elas conhecem a norma, tem bom conhecimento do processo e verificam se estamos trabalhando conforme as exigências da norma. Para cada item  verificado é dado uma nota e depois de fazer alguns cálculos, eles tem condições de verificar a % de itens que nós implantamos corretamente na área.

Uma fábrica sobrevive em função dos novos produtos que ela recebe para serem manufaturados!
Daí a importância de obtermos resultados cada vez melhores.
Temos que implantar os itens que a norma pede e praticá-los todos os dias nos postos de trabalho.
Só assim poderemos ter produtos com mais qualidade, sermos mais competitivos e satisfazermos os nossos clientes.

"O SUCESSO DA IMPLEMENTAÇÃO DESTA NORMA DEPENDE MUITO DO SEU ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO"


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