VDA - VERBAND DER AUTOMOBILINDUSTRIE é uma norma de origem alemã que significa ASSOCIAÇÃO DOS CONTRUTORES DE AUTOMÓVEIS
Você já deve ter ouvido falar que a sobrevivência de uma empresa depende da SATISFAÇÃO DO CLIENTE . Cliente satisfeito certamente voltará a comprar e provavelmente desenvolverá novos produtos . Mas para que isso aconteça os nossos processos necessitam ter um nível de qualidade cada vez maior.
A VDA 6.3 é uma norma direcionada para o PROCESSO DE FABRICAÇÃO e sua aplicação permite que o Processo tenha os seus níveis de qualidade aperfeiçoados . A Auditoria de Processo VDA 6.3 tem como objetivo avaliar os processos de fabricação , desde a entrada da matéria prima até a avaliação do produto feita pelo cliente.
Na avaliação de processo vamos dividir a VDA 6.3 em 3 partes que exigem o seguintes requisitos :
FORNECEDOR - 1ª PARTE-AQUISIÇÃO
Compra a matéria prima , componentes somente de fornecedores qualificados
EMPRESA - 2ª PARTE - PRODUÇÃO
A) Qualificação e Treinamento dos Colaboradores
B) Meios de Produção / Instalações
C) Transporte / Manuseio de Peças / Armazenamento
D) Análise de Defeitos/Correções/Melhoria Contínua
CLIENTE - 3ª
PARTE- CLIENTE1ª
PARTE: AQUISIÇÃO
Satisfação do Cliente (Interno e Externo)
1ª PARTE-AQUISIÇÃO
O que esta norma exige?
Muitos
componentes, matéria prima que fazem parte de nossos produtos são
comprados. Daí a necessidade de
exigirmos qualidade dos nossos fornecedores.
Em
função disto a norma exige que:
- Os
produtos comprados sejam fornecidos com qualidade e somente por fornecedores
qualificados.
- Os
fornecedores implementem, em conjunto com a Empresa, ações de melhoria a partir
de problemas detectados pelo recebimento e produção.
2ª PARTE - PRODUÇÃO
Ei!
Eu acho que aqui eu posso ajudar bastante!
E como pode ! Mas para você cooperar é necessário conhecer
o que a norma exige , né ? Vamos lá !
A)
QUALIFICAÇÃO E TREINAMENTOS DOS COLABORADORES
Neste
mundo competitivo é extremamente importante para a empresa ter colaboradores
que:
-
saibam fazer a sua atividade corretamente
-
queiram aprender outras atividades do setor e
-
estejam comprometidos com a qualidade
E o que nós podemos fazer para atender a
estas exigências da norma VDA 6.3?
-
Pratique as atividades de acordo com a documentação (ex.: procedimentos,
instrução de trabalho)
-
Pratique autocontrole, comunicando qualquer irregularidade do produto ou
processo ao seu superior
-
Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado
-
Fique atento aos aspectos de segurança (uso de EPI`s, condições inseguras de
trabalho, etc)
-
Peça informações sobre o produto que você fabrica:
(ex.:
qual especificação, como manusear, como deve ser armazenado)
B)
MEIOS DE PRODUÇÃO / INSTALAÇÕES
Neste
ponto, a norma exige que as instalações produtivas garantam a qualidade do
produto
E o que significa isto?
Significa que devemos praticar:
- Manutenções preventivas para
garantir que as máquinas
tenham ótimas condições de uso
- O controle de parâmetros de processo , como por exemplo,
temperatura e regulagem das máquinas de solda conforme a
instrução existente no setor
- Registrar as liberações de processo , conforme exigido na
sua área (Registro de Inspeção , folha de liberação de
máquina / processo , diário de bordo, etc...)
- Utilizar somente meios de controle confiáveis equipamentos
de medição reprovados não devem ser utilizados em hipótese
alguma.
- Zelar pelos equipamentos de produção
(ferramentas,
máquinas, meios de controle, etc
C)
TRANSPORTE / MANUSEIO DE PEÇAS / ARMAZENAMENTO
De
nada adianta fabricarmos as peças com qualidade, se no momento de
transportá-las e armazená-las não tivermos o cuidado e atenção necessária.
Em função disto, é importante:
-
Utilizar sempre formas de armazenamento que protejam os produtos. Não amontoe
peças que possam ser danificadas.
-
Evitar excesso de peças armazenadas (pallets, caçambas) entre as operações
-
Enviar para a produção as peças mais antigas. É importante que as primeiras
peças que entram no processo, sejam as primeiras a serem manufaturadas e
enviadas para a próxima operação
-
Manter a identificação adequada das peças, evitando:
>Misturá-las durante as diferentes
etapas do processo
>Utilizar peças que estavam destinadas
para refugo, retrabalho, análise, etc...
-
Manter as caçambas e acondicionadores (caixas, pallets, etc...) limpos.
Lugar
de lixo é na lixeira !!!
D)
ANÁLISE DE DEFEITOS / CORREÇÕES / MELHORIA CONTÍNUA
Isso me lembra um dos princípios da
nossa Política da Qualidade "MELHORIA CONTÍNUA"
Exatamente!
E lembre-se: nada
é tão bom que não possa ser melhorado. Portanto:
-
Participe dos programas de melhoria.
-
Acompanhe os Indicadores de Qualidade do seu setor (Quantidade de reclamação de
cliente, refugo, etc...)
-
Fale sobre as suas idéias que poderão contribuir para a melhoria destes
indicadores e do seu local de trabalho.
E no
caso de aparecimento de defeitos:
-
Comunique imediatamente ao seu líder ou supervisor (conforme descrito nos
Planos de Reação do setor)
3ª PARTE - QUALIDADE PERANTE O CLIENTE
Sabemos que temos que satisfazer os
nossos clientes. Mas
muitas vezes esquecemos que a satisfação dos nossos
clientes
externos, aqueles que compram os nossos produtos, depende
da
satisfação dos clientes internos.
Temos
que enxergar o processo como uma cadeia fornecedor
/ cliente, por exemplo, se
você está recebendo uma peça do
setor estamparia, você é o cliente e quando
terminar sua
operação e enviar para a próxima, você é o fornecedor. Se
fizermos
isso entenderemos que:
CLIENTE
INTERNO SATISFEITO SIGNIFICA CLIENTE EXTERNO SATISFEITO
Eu acho que entendi! Quer dizer que
se eu fizer a minha atividade corretamente, o meu cliente interno que é o
processo seguinte, terá maior facilidade para fazer a sua operação. E isso vai
torná-lo muito satisfeito certo!
Porém,
a satisfação do cliente não depende somente disto. Temos também que:
-
Entregar os produtos na quantidade e prazo solicitado pelo cliente
- Dar
um rápido atendimento ao cliente, caso algum problema seja detectado
-
Trabalhar em parceria com o cliente na solução de problemas
O que esta norma solicita está totalmente relacionada
ao processo de fabricação
Exatamente.
E é por isso que podemos afirmar que quando uma fábrica tiver os itens da norma
VDA 6.3 implementados, com certeza terá seus processos de fabricação com altos
níveis de qualidade.
Um
dia passou no setor onde eu trabalho um pessoal fazendo uma porção de perguntas
sobre o nosso processo
Essas
pessoas são os auditores da VDA 6.3. Elas conhecem a norma, tem bom
conhecimento do processo e verificam se estamos trabalhando conforme as
exigências da norma. Para cada item
verificado é dado uma nota e depois de fazer alguns cálculos, eles tem
condições de verificar a % de itens que nós implantamos corretamente na área.
Uma
fábrica sobrevive em função dos novos produtos que ela recebe para serem
manufaturados!
Daí a
importância de obtermos resultados cada vez melhores.
Temos
que implantar os itens que a norma pede e praticá-los todos os dias nos postos
de trabalho.
Só
assim poderemos ter produtos com mais qualidade, sermos mais competitivos e
satisfazermos os nossos clientes.
"O
SUCESSO DA IMPLEMENTAÇÃO DESTA NORMA DEPENDE MUITO DO SEU ENVOLVIMENTO E
PARTICIPAÇÃO"
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