Entende-se por treinamento On The Job todo e qualquer treinamento
no próprio local de trabalho,
qualquer orientação dada aos colaboradores, sem menção de tempo, bem como toda
conversa instrutiva para execução de determinadas tarefas. Os treinamentos On The Job são aplicáveis às
situações do dia a dia das células de trabalho, e podem acontecer nas seguintes
ocasiões:
✔ Modificação em Documentos de Gestão tais como:
Instruções de Trabalho, Planos de Embalagem, etc...
✔ Solicitação de clientes divulgadas a linha;
✔ Divulgação de Reclamações pelo Processo Garantia da Qualidade; Alertas da Qualidade
✔ Integração de colaboradores em postos de trabalho com
supervisão, bem como em novos documentos;
✔ Toda e qualquer orientação dada sobre a documentação
vigente no posto de trabalho (mesmo provisória);
Os treinamentos
On The Job geralmente são aplicados pela liderança, supervisão, Analistas da
Qualidade, Analistas de Processos, podendo porém, ser aplicado pelas demais
áreas capacitadas. Todo treinamento On The Job deve ser registrado, com uma
breve explicação da orientação e com a assinatura de todos os participantes, e,
posteriormente, o instrutor deverá encaminhá-lo ao Processo Recursos Humanos.
São devidamente registrados e analisados
quanto à eficácia das ações executadas através do FGQ - “Treinamento On the Job” mediante campo específico destinado
a este fim.
Treinamento On the Job para Alta
Direção
Anualmente a Gestão do SGQ/ RD deverá prover
à Alta Direção um treinamento On the Job sobre as sistemáticas de Análise
crítica do SGQ e estruturação do plano de negócios (visando assim o correto
atendimento dos requisitos normativos envolvidos).
Para esta sistemática não faz-se necessária
a formalização do FGQ “Registro de
Treinamento”,as evidencias quanto a eficácia são subentendidas pela própria
aderência satisfatória dos documentos requeridos em relação as sistemáticas impostas”
Treinamento On the Job à Manufatura sobre impacto de falhas
mediante quebra de qualidade operacional
Anualmente
o RH deverá coordenar a elaboração de um cronograma junto aos Analistas da
Qualidade/ Processo (Assistência Técnica) de modo que todas as células da
Manufatura sejam orientadas quanto às possíveis falhas, bem como, seus
respectivos impactos no produto mediante quebra de qualidade no processo
operacional, registros são devidamente mantidos através do FGQ “Registro de Treinamento
On the Job”
MEIOS DE MONITORAÇÃO
Índice
da Eficácia de Treinamentos.
Índice Individual de Desempenho, Gestão e
Desenvolvimento de Competências.
Índice de Satisfação, Motivação e
Comprometimento dos Clientes Internos.
Índice de Absenteísmo
Índice de Turn Over
Programa “FALE COM A EMPRESA”
Nenhum comentário :
Postar um comentário