- Estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a implementação de sistema de gestão da qualidade em laboratórios de ensaio e calibração;
- Não cobre requisitos de segurança e regulamentos sobre a operação de laboratórios;
- O atendimento a esta norma atente a NBR ISO 9001;
O atendimento a NBR ISO 9001 não demonstra a competência do laboratório para produzir resultados tecnicamente válidos.
A norma é dividida em :
Seção 4 - Requisitos da gerência
Seção 5 - Requisitos técnicos
Requisitos da gerência :
Organização
- Estabelecer responsabilidade e estrutura organizacional;
- Gerenciar as atividades realizadas nas instalações permanentes, temporária , em campo e móvel;
- Ter uma gerência técnica e um gerente da qualidade;
- Proteger as informações confidenciais e direitos de propriedade do cliente;
- Estabelecer medidas para que a gerência e o pessoal do laboratório estejam livres de quaisquer pressões e influências indevidas , que possam afetar a qualidade de seus trabalhos.
Sistema da Qualidade
- Estabelecer , implementar e manter um sistema da qualidade, documentado na extensão necessária para assegurar a qualidade dos resultados de ensaios e/ou calibrações;
- Elaborar manual da qualidade que inclua pelo menos: políticas e objetivos da qualidade, procedimentos ou faça referência, responsabilidades do GT e GQ e esturura da documentação do SQ.
Controle dos documentos
Controlar todos os documentos que fazem parte de seu SQ assegurando analise crítica e aprovação por pessoal competente e a sua disponibilidade ao pessoal.
Análise critica dos pedidos, propostas e contratos
- Documentar e entender os requisitos solicitados pelos clientes;
- Ter capacidade e recursos para atender os requisitos do cliente;
- Selecionar o método de calibração ou ensaio mais apropriado.
Subcontratação de ensaios e calibrações
Assegurar que o subcontratado seja competente e aceito pelo cliente.
Aquisição de serviços e suprimentos
Assegurar que os serviços e suprimentos adquiridos, que possam afetar a qualidade dos ensaios ou calibrações, estejam de acordo com as especificações.
Atendimento ao cliente
Oferecer cooperação ao cliente e permitir que este monitore o desempenho do laboratório em relação ao trabalho realizado.
Reclamações
Solucionar as reclamações de clientes recebidos.
Controle dos trabalhos de ensaio e/ou calibração não conforme
Tomar ações imediatas quando qualquer aspecto de seu trabalho de ensaio e/ou calibração não estiverem em conformidade com seus próprios procedimentos ou com os requisitos acordados com os clientes.
Ação corretiva
Implementar ações corretivas para eliminar as causas de uma determinada não-conformidade, evitando a sua reincidência.
Ação preventiva
Implementar ações para prevenir a ocorrência de não conformidade e buscar a melhoria contínua.
Registros
Manter registros técnicos e da qualidade legíveis de forma a permitir que as informações contidas nestes possam ser recuperadas a qualquer momento.
Auditorias Internas
Verificar , periodicamente , se suas atividades continuam a atender os requisitos do SQ e da NBR ISO/IEC 17025.
Análise crítica pela gerência
Assegurar a contínua adequação e eficácia do sistema da qualidade e das atividades de ensaio e/ou calibração e introduzir mudanças ou melhorias necessárias.
Requisitos técnicos :
Generalidades
Fatores que determinam a confiabilidade dos resultados de ensaio e calibração.
Pessoal
Assegurar a competência do pessoal para operar equipamentos , realizar ensaios e calibrações , analisar e aprovar resultados.
Acomodações e condições ambientais
Verificar as instalações e monitorar as condições ambientais de forma a evitar que os resultados dos ensaios e calibrações sejam invalidados.
Métodos de ensaio e calibração e validação de métodos
Assegurar que somente métodos apropriados sejam utilizados: amostragem, transporte, preparação dos itens, operação de equipamento, ensaio, calibração, análise de dados, incerteza de medição.
Equipamentos
Assegurar que os equipamentos e softwares utilizados pelo laboratório atendam à exatidão requerida e às especificações dos ensaios e calibrações.
Rastreabilidade da medição
- Assegurar a rastreabilidade ao SI dos seus próprios materiais de referência e dos padrões e instrumentos de medir que tiverem efeito significativo sobre os resultados dos ensaios e calibrações;
- Quando a rastreabilidade ao SI não for possível, utilizar materiais de referência certificados, métodos e padrões condensados e participar de comparações interlaboratoriais.
Amostragem
Ter planos e procedimentos para amostragem que assegurem a validade e aplicabilidade dos resultados do ensaio e calibração.
Manuseio de itens de ensaio e calibração
Transportar, receber, armazenar, preparar, proteger , reter e remover os itens de ensaio e calibração de forma a assegurar sua segurança e integridade e sua adequação para o ensaio ou calibração.
Garantia da qualidade de resultados de ensaio e calibração
Motinorar a validade dos resultados de ensaio e calibração por meio de atividades de controle da qualidade:
comparação interlaboratoriais e intralaboratoriais ,reensaio ou recalibração de itens retidos, etc
Apresentação de resultados
Relatar os resultados dos ensaios e calibrações com exatidão, clareza, sem ambiguidade, incluindo toda a infomação solicitada pelo cliente e necessária à sua interpretação.
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