Estratégia de negócios adotada pelas empresas para aumento da competitividade através da melhoria da qualidade e da produtividade.
Seis Sigmas foi desenvolvido pela motorola nos anos 80
Expressão Seis Sigmas
- O número de sigmas é uma medida da performance do processo.
- Quanto maior o número de sigmas , menor a variação do processo.
- Processo com muita variabilidade tem alta probabilidade de se obter produtos fora da especificação do cliente.
Sigma é o símbolo utilizado pela estatística para representar o parâmetro de dispersão chamado desvio padrão.
Os clientes querem de seus fornecedores valores de sigma cada vez menores.
Benefícios
- Melhorias nos indicadores de qualidade e produtividade.
- Aumento da lucratividade.
- Redução da variação dos processos.
- Aumento da qualidade dos produtos fabricados.
- Melhoria da eficiência e eficácia dos processos.
Os 5 passos do método Seis Sigma
1- Definir o problema
2- Medir a situação atual
3- Analisar o problema
4- Melhorar a situação
5- Controlar a situação
1- Definir
- Definir o processo chave a ser melhorado e eventuais processos;
- Identificar os fornecedores, os clientes e seus requisitos;
- Estabelecer os limites de atuação do projeto;
- Definição preliminar do problema , definir metas preliminares de melhoria de indicador e resultado financeiro.
2- Medir
- Métricas do Seis Sigmas;
- Indicadores de resultado;
- Indicadores de processo;
- Custo da não qualidade;
- Identificar causas críticas;
- Identificar no processo os pontos onde serão coletados os dados para geração dos indicadores;
- Definir o plano de coleta de dados;
- Coletar e analisar os dados;
- Definição final do problema;
- Estabelecer as metas.
3- Analisar
- Identificar as causas raiz;
- Identificar as variáveis de entrada que mais afetam variáveis de saída;
- Estabelecer as especificações dessas variáveis que melhoram a performance dos indicadores;
- Estabelecer possíveis mudanças no processo para atingir as metas;
- Utilizar as ferramentas : Espinha de peixe , Benchmarking , MSA , Fmea , Doe;
- Validação das causas raiz.
4- Melhorar
- Identificar , priorizar e implementar soluções para redução das variações do processo;
- Verificar a eficácia das soluções implementadas através dos indicadores de resultado;
- Identificar e priorizar soluções;
- Completar o Fmea com ações recomendadas;
- Elaborar o plano de ação de melhorias.
5- Controlar
- Estabelecer métodos de controle e garantir a eficácia das ações implementadas no tempo;
- Monitorar indicadores : Poka Yoke , Plano de controle , procedimentos adequados ao SGQ , CEP;
- Documentar a Solução.
Qualificação
Para o profissional ser considerado qualificado para implantar a Seis Sigma , são necessários o seguinte requisitos:
- Estar preparado para promover mudanças nas organizações;
- Ter sensibilidade;
- Ter condições de ler, entender e aplicar o conhecimento nas organizações;
- Ter bom relacionamento;
- Ter conhecimento em matemática e estatística ;
- Ter facilidade de integração e gerenciamento de equipes;
- Ter conhecimento amplo em software e hardware.
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