quinta-feira, 27 de agosto de 2015

MASP - Metodologia de Análise e Solução de Problemas


Definição

Técnica usada para descrever problemas de maneira mais completa e identificar e verificar suas causas reais.

Metodologia ISO/QS 9000 e ISO/TS 16949

- Identificação da não conformidade
- Implementação da ação corretiva
- Identificação e análise das causas reais
- Definição das ações corretivas
- Análise da alteração dos documentos do Sistema da Qualidade
- Análise da extensão das ações corretivas
- Verificação da implementação e eficácia das ações corretivas

Objetivo - 8 Disciplinas

- Utilizar uma equipe apropriada
- Descrever o problema
- Implementar e verificar ações de contenção
- Definir e verificar as causas reais
- Escolher e verificar ações corretivas permanentes
- Implementar ações corretivas permanentes
- Evitar reincidência
- Parabenizar sua equipe

Utilizar uma equipe apropriada

Estabelecer um grupo de pessoas com conhecimento do produto e do processo , com disponibilidade e habilidade em técnicas necessárias para investigar o problema e definir ações corretivas . O grupo deve ter um líder designado.

Composição da Equipe

- Tamanho  ideal no mínimo 4 e no máximo 10 pessoas
- Necessidade de apoio os níveis organizacionais certos estão representados
- Conhecimento especializados grupo com conhecimento e habilidade necessárias para começar a trabalhar no problema

Papel da Equipe

Líder exerce a liderança da equipe , convoca as reuniões , tem propriedade , apoia a decisão final e tem autoridade para implementar ações corretivas . O líder examina o progresso da equipe a cada etapa do 8D .

Participantes são membros da equipe responsáveis para execução das tarefas definidas . Os participantes devem estar sempre atentos as idéias dos outros membros da equipe , comprometendo-se em seguir as etapas do processo de soluções de problemas.

Descrever o problema

Especificar o problema do cliente interno/externo , descrevendo o problema em termos qualificáveis que permitem responder as perguntas "O que ? , onde?, quando ? , de que tamanho ? , quantos ? , etc.

Etapas D2

Desenvolver a definição do problema

A equipe deve descrever o problema em termos de " o que está errado com o que " , procurando confirmar com o cliente se está sendo abordado o problema certo e verificar se a causa do problema é realmente desconhecida.

Subdividir o problema

Durante a fase de coleta de dados , subdividir situações problemáticas complexas ou múltiplas em problemas menores.

Implementar e verificar ações de contenção

Definir e implementar ações de contenção para isolar os efeitos do problema de qualquer cliente interno/externo até que seja implementada a ação corretiva permanente.

Etapas D3

Decidir se é necessário uma ação de contenção

Verificar se já foi implementada alguma ação de contenção e se ela é adequada , então passa para a D4. Se não foi implementada nenhuma ação de contenção a equipe terá de definir ações para conter os efeitos do problema , enquanto se investiga a causa real.

Importante

- Escolher a melhor ação de contenção;
- Testar a viabilidade da ação de contenção;
- Implementar a ação de contenção
- Monitorar a eficiência da ação de contenção

Definir e verificar as causas reais

Identificar todas as possíveis causas que explicariam a ocorrência do problema . Isolar e verificar as causas reais , contra a descrição do problema e testar os dados . Listar possíveis ações corretivas para eliminar as causas reais.

Etapas D4

Analisar criticamente e melhorar a descrição do problema

Antes de começar a buscar as causas reais , a equipe revê a descrição do problema atualizando eventuais dados , confrontando-os com informações factuais obtidas em D2 e D3.

Listar possíveis causas

Usar a experiência dos membros da equipe e ferramentas como :

- Brainstorming
- 5 W 2H / 5 porquês
- Fluxograma
- Diagrama de causa e efeito
- Pareto
- Histograma
- Carta de controle


Selecionar causas prováveis

Fazer a triagem de causas potenciais contra a descrição do problema . Selecionar as causas prováveis , lembrando-se que este será um teste de eliminação , em que a equipe está tentando rejeitar as causas potenciais.

Escolher e verificar ações corretivas permanentes

Por meio dos programas de teste e pré-produção , confirmar quantitativamente se as ações corretivas escolhidas resolverão o problema para o cliente , sem efeitos colaterais indesejados . Definir ação de contingência , se necessário , com base na avaliação de risco.

Etapa D5

Estabelecer o critérios de decisão da ação corretiva permanente 

Avaliar a composição da equipe - A equipe deve perguntar se tem a experiência e os conhecimentos especializados necessários para optar pela melhor ação.

Desenvolver uma lista de escolhas de ações corretivas permanentes

Escolher a melhor ação corretiva - Usar técnicas de tomada de decisão , a equipe avalia cada opção e escolhe a ação apropriada

Planejar os testes de viabilidade / verificação da ação permanente - Durante a escolha da melhor ação corretiva , a equipe deve determinar se há mudanças de projeto / processo envolvidas.

O cliente concorda com a escolha da ação corretiva , a implementação não criará problemas adicionais com outros clientes - Verificar se a implementação da ação corretiva não criará efeitos colaterais indesejados.

Comprometer-se com a escolha final da ação corretiva permanente

Implementar ações corretivas permanentes

Estabelecer um plano para implementar ações corretivas permanentes e definir os controles contínuos para assegurar a eliminação da causa real . Acompanhar os efeitos a longo prazo e implementar ação de contingência , se necessário.

Etapas D6

Desenvolver um plano de implementação - O planejamento completo tem de preceder a implementação da ação corretiva, sendo importante reconhecer que o problema não está solucionado até :

- Implementar-se a ação corretiva permanente
- As ações interinas de contenção (etapa D3) são retiradas , se necessário .
- As mudanças do sistema associados a ação corretiva serem documentadas
- A ação corretiva ser verificada como eficaz
- Os controles para monitorar a eficiência contínua da ação corretiva estarem em uso e operantes

Identificar e implementar indicadores de controle e monitoramento - Após iniciado o processo 8D como resposta a um efeito indesejado , a equipe deve prever sistematicamente  outros desse efeitos que possam ocorrer depois de adotada a ação corretiva permanente.

Avaliar a eficiência da ação corretiva permanente - Estabelecer os controles de monitoramento para verificar se foi eliminada a causa real.

Estabelecer Controles Contínuos - Após implementar a ação corretiva , a equipe especifica os controles de processo necessários para monitorar seu efeito a longo prazo.

Informar todo o pessoal afetado e formalizar a ação de mudança - Após executar as ações permanentes , deve-se documentar as mudanças e informar todo o pessoal afetado , inclusive o cliente.

Estender a ação para produtos e processos similares - A equipe deve verificar se a ação corretiva definida não pode ser aplicada em outros produtos e processos similares , evitando um problema potencial.

Evitar reincidência

Modificar os sistemas , práticas e procedimentos necessários para evitar reincidência deste e de outros problemas semelhantes . Identificar oportunidades de melhoria e tomar a iniciativa de melhorar o processo.

Etapas D7

Analisar criticamente o histórico do problema , identificar sistemas , práticas e procedimentos que permitem o aparecimento do problema - Entender os sistemas , práticas e procedimentos gerenciais para que eles sejam eficazes . Muitos são oriundos de estruturas organizacionais antigas , alguns estão desatualizados e outros continuam perfeitamente adequados , porém não são cumpridos. A causa real do problema não ocorreu do vazio ; existiam falhas de sistemas que permitiram o aparecimento dessas causas , a D7 então é uma forma de evitar que se tenha de canalizar recursos para problemas semelhante , no futuro.

Identificar mudanças , reforços e melhorias - O conjunto de conhecimentos da equipe pode ser utilizado para tornar visíveis as rupturas do sistema de informações , desvios de procedimentos , métodos e práticas obsoletos que contribuíram para o problema , Se essa "portas" continuarem abertas , outro problema poderá ocorrer . A equipe deve identificar os sistemas capazes de impactar a área do problema e que podem estar obsoletos e precisando de revisão.

Revisar as recomendações junto com a Gerência , fazer planos para coordenar as ações necessárias - A equipe pode ter de fazer melhorias específicas nos sistemas gerenciais , de produção , projeto para apoiar as ações corretivas permanentes da D6. Será preciso idealizar como esses sistemas poderiam ser melhorados e fazer recomendações a respeito.

Implementar o plano de melhoria , avaliar o resultado

- Iniciar as sistemática de melhoria do processo , através de um plano e verificando seus indicadores.

Parabenizar sua Equipe

Reconhecer os esforços coletivos da equipe

Etapas D8

Razões para o reconhecimento - Um motivo importante é o fato das pessoas reagirem favoravelmente a um reconhecimento sincero e ponderado . O reconhecimento faz as pessoas " sentirem-se bem" consigo mesmas , com suas realizações e com a organização que se deu ao trabalho de reconhecer-lhe as contribuições. Fornece também razões positivas para os membros participarem de outras equipes para a solução de problemas.








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