sábado, 12 de março de 2016

O que é uma Auditoria Interna da Qualidade



1 - Objetivo 

Estabelecer a sistemática para o planejamento e implementação das auditorias internas da Qualidade de forma a verificar a eficácia e conformidade do SGQ em atendimento aos requisitos pré estabelecidos pelas Norma NBR ISO 9001:2008 e Especificação Técnica ISO TS 16949:2009, dando devida abrangência ao Sistema de Gestão, Processo de Manufatura,  Auditorias do Produto/ Layout, e,  adicionais requisitos normativos de Clientes .


2 - Campo de Aplicação 


         Aplica-se ao Sistema de Gestão da Qualidade e todos os Processos relacionados ao escopo de Certificação , estende-se as auditoria do Sistema de Gestão, auditorias do processo de manufatura, auditoria de produto, bem como aplicação a requisitos normativos específicos de Clientes (aplicação a sistemática de auditorias  VDA 6.3) .


3 - Definições

 3.1 - Auditoria: Processo sistemático, documentado e independente para obter evidência de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão nas quais os critérios da auditoria são atendidos

 3.2 - Critério de Auditoria: Critérios de auditoria são usados como uma referência contra a qual a evidencia da auditoria é comparada

3.3 - Evidência Objetiva: Informações cuja veracidade pode ser comprovada com base em fatos obtidos através de observação, medição, ensaio ou outros meios.

3.4- Constatações de Auditoria: Resultados da avaliação da evidência da auditoria coletada, comparada com os critérios de auditoria.

3.5 - Conclusão de Auditoria: Resultado de uma auditoria, apresentado pela equipe auditora após levar em consideração os objetivos da auditoria e todas as constatações de auditoria

3.6 - Auditado: Organização que está sendo auditada

3.7 - Auditor: Pessoa com a competência para realizar uma auditoria

3.8- Programa de Auditoria: conjunto de uma ou mais auditorias planejadas para um período de tempo específico direcionado a um propósito específico

3.9-  Escopo de Auditoria: Abrangência e limites de uma auditoria

3.10- Competência: Atributos pessoais demonstrados e capacidade demonstrada para aplicar conhecimentos e habilidades

 3.11- Auditoria Interna : São auditorias realizadas pela própria empresa ou empresa contratada em setores da organização, ou em todo sistema (primeira parte).


 3.12- Auditoria Externa: São auditorias realizadas por uma empresa vinculada ao cliente ou pelo próprio cliente, e também poderá ser solicitada pelo próprio fornecedor (segunda e terceira parte).

 3.13- Auditoria da Qualidade: Exame sistemático e independente, para determinar se as atividades da Qualidade e seus resultados estão de acordo com as disposições planejadas, se estas foram implementadas com eficácia e se são adequadas aos objetivos.


4 - Processo de Auditoria : Requisitos Gerais


  A Empresa assegura que auditorias sobre o seu Sistema de Gestão da Qualidade sejam implementadas de forma sistemática e cumpridas dentro de intervalos pré estabelecidos levando-se em consideração a situação e a importância dos Processos e áreas a serem auditadas, bem como os resultados de auditorias anteriores. Os critérios de auditoria, escopo, freqüência e métodos são devidamente definidos e formalizados conforme respectivos cronogramas aplicáveis.

 A seleção dos auditores e a execução das auditorias é realizada de forma a assegurar a imparcialidade do Processo de Auditoria, de forma que os auditores não auditem o seu próprio trabalho.




5 - Periocidicidade para realização das auditorias internas do SGQ  

5.1 - Requisitos Normativos ISO TS 16949:2009 / NBR ISO 9001:2008


 As auditorias internas relacionadas aos requisitos normativos ISO TS 16949:2009/ NBR ISO 9001:2008 devem ser realizadas semestralmente a fim de garantir a verificação contínua do SGQ e assegurar que os objetivos estejam sendo cumpridos conforme o proposto.

Quando a Auditoria interna for realizada por auditor(a) contratado(a), toda a documentação pertinente a realização da mesma como programa, planejamento, lista de verificação, relatório final entre outros poderam ser fornecidos pelo mesmo(a). 
Todos os envolvidos na participação da Auditoria deveram ser previamente comunicados antes da realização da mesma.

5.2 - Sistemática VDA 6.3 

As auditorias internas relacionadas aos requisitos VDA 6.3 devem ser realizadas no mínimo anualmente conforme check list específico -  “Planilha para Auditoria Interna de Processos conforme VDA 6.3”, ou, diretamente no relatório de auto avaliação oficial a ser submetido para a VW (planilha oficial do Cliente), conforme requisito específico relacionado (eventuais postergações devem ser justificadas no próprio cronograma relacionado; - “Programa de Auditorias Internas do SGQ – Requisitos VDA 6.3” ).
  
5.3 - Produto / Layout e Processos de Manufatura 


 As auditorias internas de Processos bem como produto e layout são  claramente estabelecidas através dos respectivos Programas específicos,  “Cronograma de Auditoria de  Produto/ Layout” e  “Cronograma de Auditorias de Processo (manufatura)”.




DETERMINAÇÃO DE COMPETÊNCIAS, CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS AUDITORES

Conhecimentos Mínimos indispensáveis


Tanto o auditor contratado como o auditor interno deveram ter sua competência e qualificação comprovadas com base em um profundo conhecimento do critério de conformidade estabelecido na Auditoria, ou seja, a Especificação Técnica ISO TS 16949 e Normas NBR ISO 9001 / VDA 6.3.

Para critério de qualificação dos auditores internos / contratados (aplicabilidade ao Sistema de Gestão da Qualidade), deve-se respeitar no mínimo os seguintes requisitos obrigatórios.

- Treinamentos Interpretação Requisitos ISO TS 16949 e Normas NBR ISO 9001 / VDA 6.3.(conforme critério / padrão Normativo da respectiva auditoria).

- Treinamento para Formação de Auditores (Interno ou Líder) da Qualidade (conforme critérios Normativos descritos acima).





Nenhum comentário :

Postar um comentário