domingo, 13 de março de 2016

Ação Corretiva e Ação Preventiva



CAMPO DE APLICAÇÃO


      Aplica-se a tratativa para matérias-primas produtivas, produtos (em processo, acabados, ou mesmo já em posse dos Clientes e que apresentem não-conformidades), aos aspectos sistêmicos do SGQ  bem como  todos os seus Processos inter-relacionados, incluindo implementação de ações preventivas e propostas de melhoria. 

 DEFINIÇÕES

Correção - Ação para eliminar uma não-conformidade já identificada.

Nota 1: Uma correção pode ser feita em conjunto com uma ação corretiva.
Nota 2: Uma correção pode ser, por exemplo, um retrabalho ou reclassificação.

Ação Corretiva - Ação efetiva para eliminar a(s) causa(s) de uma não-conformidade ou outra situação indesejável existente, a fim de prevenir sua repetição.

Ação Preventiva - Ação para eliminar a(s) causa(s) de uma possível não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável, a fim de prevenir sua ocorrência, em alguns casos pode estar vinculada a uma ação de melhoria.

Retrabalho - Ação sobre um produto não conforme, a fim de torná-lo conforme aos requisitos e critérios de aceitação estabelecidos.

Reparo - Ação sobre um produto não conforme, a fim de torná-lo aceitável para o uso pretendido.

Nota1: Reparo compreende ações reparadoras executadas sobre um produto previamente conforme, a fim de recuperá-lo para o uso, por exemplo, como parte de uma atividade de manutenção.

Nota2: Ao contrário do retrabalho, o reparo pode afetar ou mudar partes do produto não conforme.

Reclassificação - Alteração da classe de um produto não conforme, a fim de torná-lo conforme a requisitos diferentes daqueles inicialmente especificados.

Fontes apropriadas de informações - são aquelas que podem vir a ser útil quando, principalmente, da determinação de causas de não-conformidades, e por conseqüência na determinação de ações corretivas. São típicos exemplos dessas fontes: registros de inspeções e/ou ensaios de recebimento, nos processos e finais, relatórios de auditorias e relatórios de reclamações de clientes.

AÇÕES CORRETIVAS

NÃO CONFORMIDADE EM PROCESSO OU PRODUTO (notificadas externamente)

         Para toda não conformidade notificada pelo Cliente deve ser investigada a causa pela Garantia da  Qualidade(Assistência Técnica/ Analistas de Processos), juntamente com o setor envolvido e definida a ação corretiva para prevenir repetição, utilizando o “Relatório de Não Conformidade – 8 Passos”, salvo se o cliente enviar um formulário próprio e/ou indicar outro método para registro de respostas, neste caso o mesmo deverá ser utilizado em substituição aos formulários internos.
        
 Os relatório de Não conformidade (8D) serão abertas nos seguintes casos:

·    Não conformidade notificada ou detectada pelo cliente, independente se exigida ou não uma tratativa formal pelo cliente.

·    Não conformidade cuja causa raiz é desconhecida ou de difícil determinação ou que demanda um tempo prolongado para implementação da ação corretiva.

·    Não conformidades detectadas nos processos internos de manufatura , onde for avaliado que há impacto considerável ou casos de reincidências.

METODOLOGIA DA AÇÃO CORRETIVA

A metodologia de análise de causa raiz e implementações de ações corretivas segue conforme sistemática 8D/ MASP, sendo elas:

Descrição da Não Conformidade:

Descrever o problema através de informações claras e completas do ocorrido, incluindo a data da não conformidade.

Ação de Contenção: 

Ação interina tomada para que o problema não continue até a tomada das ações definitiva, interdita estoque interno do produto acabado e em processo, dando abrangências à produtos similares, e comunica os processos de produção envolvidos através de reunião na célula e entrega do  “Alerta de Qualidade”, o qual deve permanecer em cada posto onde o problema possa ter sido ocasionado. O Alerta de Qualidade, somente pode ser retirado, quando a verificação da eficácia da ação corretiva for comprovada.

      Toda interdição de estoque deve ser comunicada ao setor de Logística imediatamente ao fato ocorrido, sendo está ação de responsabilidade do setor de Qualidade Assegurada.

       Quando necessário o  assistente técnico deverá ir à planta  do cliente, avaliar a situação e fornecer informações mais detalhadas ao setor de Garantia de Qualidade, discutindo preliminarmente as ações a serem tomadas na planta do cliente. 






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