Quanto mais estudamos sobre os processos comportamentais que geram mais sucesso , maior desempenho e maior satisfação pessoal mais clara se torna a importância primal da nossa congruência pessoal . Geralmente o que nos bloqueia não é a falta de conhecimentos ou de habilidades , mas nós mesmos. Se eu tenho um sonho a respeito do meu futuro desejado , mas me sinto inadequado ou não-merecedor , irei me sabotar e limitar todas as atividades necessárias para a realização daquele sonho. A incongruência gera dúvidas e outras emoções que me afastam do objetivo. Posso me sentir, por exemplo, intimidado , invejo, arrogante ou inseguro. São emoções que só irão desperdiçar energia importantes e dispersar a concentração.
Muitos vêm tentando simplesmente ignorar essas partes. Sabemos que esconder os sentimentos não funciona. Teremos mais oportunidades e probabilidades de sucesso se aprendermos como integrar e alinhar todas estas partes.
Eis algumas dicas práticas para exercitar sua congruência pessoal :
1 - Concentrar a atenção naquilo que está fazendo no momento.
2- Acalmar e alinhar seu diálogo interno.
3- Buscar e validar a intenção positiva das partes que estão em conflito com suas ações do momento.
4- Estabelecer um acordo com essas partes segundo o qual você irá atendê-las no momento certo e que elas permitam que você termine o que está fazendo no momento.
Exercício de alinhar com seu diálogo interno
1- Voz crítica : Lembre-se de um momento em que você tinha uma voz interna de autocrítica . Volte para aquele momento do seu passo e relembre tudo que aconteceu e ouça cuidadosamente aquela voz de autocrítica . Que voz é ? Parecida com a voz de quem ? Qual é a tonalidade, o ritmo , o volume dessa voz ?
2- Intenção positiva : Pergunte calmamente para a voz: O que você está tentando fazer de bom pra mim com essas críticas ? e ouça intuitivamente a resposta que ela pode lhe dar . Continue perguntando até que você obtenha a intenção positiva dela com você.
3- Valide a resposta : Valide a intenção positiva que ela tem com você e agradeça-a pela resposta.
4- Busca de alternativas: Pergunte: " Se você tiver novas opções , mais eficazes e eloquentes de conseguir a intenção que você deseja pra mim , você estaria disposta a experimentá-las ? Repita e espere até obter resposta positiva.
5- Parte criativa : Todos nó somos criativos . Tem uma parte responsável por essa função em nossa mente . Pergunte , então , se ela está disposta a ajudá-lo a criar bastantes alternativas comportamentais de como a parte que esteve auto criticando , poderá atender à intenção positiva dela . E esta irá escolher 3 alternativas que considerar as melhores e mais viáveis . A forma de fazer a pergunta é pessoal . E a resposta poderá se um " sim" intuitivo , verbal ou uma sensação de bem-estar ou de relaxamento. Aproveite para conhecer seus próprios padrões de respostas .
6- Ponte ao futuro : Imagine-se numa possível situação semelhante, num futuro próximo , visualize e ouça como esta parte pode participar sem ser tão crítica. Perceba quais são as alternativas que ela escolheu para contribuir com o seu desenvolvimento. Uma vez visualizada e aprovada as alternativas comportamentais , pergunte a esta parte se ela estaria disposta a testá-las e a usá-las nas situações apropriadas no futuro.
Fonte : Livro Dr. Tom Chung (Qualidade começa em mim).
Nenhum comentário :
Postar um comentário