Semanalmente a satisfação dos Clientes Externos é monitorada através do Índice de Satisfação de Clientes Externos pela Gestão da Qualidade / SGQ tendo como base o desempenho da qualidade e conformidade do produto, performance de entregas , bem como impedimento para novos negócios.
Além do Indicador acima mencionado a satisfação dos Clientes Externos é mensurada por meio de Indicadores específicos de suporte junto aos gestores da Qualidade / Logística (Reclamações , Retrabalhos , PPM Externo , Performance de Entregas etc.) , estes incluem análise de interrupções no Cliente , retorno de Campo e incidência de fretes especiais em decorrência a atrasos na programação (conforme requerido pela seção 8.2.1.1 da ISO TS 16949)
Metodologia de Cálculo do Índice de Satisfação de Cliente Externo
A variação da pontuação para este indicador vai de 0 a 10, a meta encontra-se devidamente estabelecida através do MQ (Desdobramento Estratégico - Interação dos Objetivos e Metas por Processos)
A pontuação para cada cliente inicia-se com a somatória total de pontos possíveis 10 (dez) , podendo ou não sofrer deméritos com base nos critérios da legenda abaixo :
IQM (Índice de Qualidade na Manufatura/Conformidade do Produto)
4 IQM (zero) Reclamação do Cliente
3 IQM 1 Reclamação
2 IQM Até 3 Reclamações
1 IQM Até 5 Reclamações
0 IQM Acima de 5 Reclamações
Nota da Qualidade + Impedimentos de Novos Negócios
2 Apto a novas cotações
0 Nota de Qualidade + Impedimento de Novos Negócios - ( analisa-se o atendimento de requisitos específicos e indicadores próprios enviados pelo Clientes , na ausência dos mesmos considera-se a mesma pontuação do IQM)
IQL (Índice de Qualidade Logística)
4 IQL Entrega conforme releese
3 IQL Até 10% de atraso
2 IQL Até 20% de atraso
1 IQL Até 40% de atraso
0 IQL Acima de 40% de atraso
Formalização dos Planos de Ações Corretivas aplicávies
Em alinhamento ao nosso foco com satisfação junto aos nossos Clientes , mensalmente a Gestão da Qualidade/SGQ deverá elaborar um planejamento de ações corretivas (conforme metodologia padrão para sistemática da análise de Indicadores - formulários descritos abaixo) para cada Cliente que apresentou desvio ou insatisfação visando a devida tratativa e solução das questões (este Processo deve ser elaborado com o empenho e envolvimento da Gestão Logística/Comercial sempre que requerido.
Deve ser formalizado de maneira a contemplar as ações para todos os Clientes analisados em um único documento ou ainda poderá ser formalizado individualmente para cada caso o essencial neste caso é que todas as ocorrências sejam devidamente analisadas e tratadas.
Formulários :
Reunião de Análise Crítica dos Indicadores de Desempenho
Plano de Ação - Modelo Padrão (utilizado quando do não atendimento da meta)
Calendário de Equipe Multidisciplinar para gestão dos Indicadores de Desempenho
Meios de Monitoração
Índice de Desempenho em Vendas (Forescast)
(visa mensurar a quantidade de faturamento previsto por Cliente X Alcançado)
Nota: Embora os resultados do indicador de Forecast sejam criticamente analisados mensalmente mediante sua gestão visual , os planos de ações sobre desvios são formalizados trimestralmente visando obter maior valor agregado e visão sistêmica sobre os fatores geradores e impactantes no resultado final.
Índice de Satisfação dos Clientes Externos
(visa mensurar o nível de satisfação dos clientes Externos com relação aos requisitos de Contrato/Produto)
Exatamente o que procurava sobre metrologia
ResponderExcluir